quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BARROCO MINEIRO

Igreja São francisco de Paula em Ouro Preto .Imagem Google



No Brasil o estilo barroco desenvolveu-se plenamente durante o século XVIII,perdurando até o início do século XIX. O BArroco brasileiro é claramente associado à religião. As Igrejas eram construídas  segundo os princípios  do barroco( Exagero, detalhes, dourado ).Também muitos edifícios civis como:cadeias, camaras munciipais, moradias de pessoas ilustres e chafarizes  apresentavam as características barrocas.


Com amineração foi iniciado o desenvolvimento dos principais arraiais dar região. Bandeirantes paulistas desbravaram as terras mineiras, a procura de ouro e pedras preciosas motivaram  as saídas dos bandeirantes. Promoveram então o desenvovi,entos de vilarejos como: Vila Rica, Marina, Sabará, COngonhas do Campo,São João Del Rei, Caeté e Catas Altas.


Anjos barroco - 

As principais técnicas utilizadas na ornametação das igrejas era o entalhe a madeira, das pedras de mármore e  no marfim revestidos com fina camada de ouro. 
O Barroco mineiro é caracterizado por duas linhas diferentes.Nas regiões enriquecidas pela mineração encontramos igrejas com trabalho em relevo feitos em madeira,recobertas com fina camada de ouro, as contruções  tem janelas e portas decoradas  com detalhes,verdadeiros trabalhos de escultura.


Aleijadinho 
  Antônio Francisco Lisboa, nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um entalhador  português.

Principais obras de Aleijadinho : Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (em Ouro Preto ). 
obra de Aleijadinho Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

 
 Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. 
obra de Aleijadinho Carregamento da Cruz  (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Principais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").
Fonte: suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário